
Coaching de carreira
As pessoas que procuram coaching de carreira normalmente precisam fazer escolhas profissionais ou demandam suporte para realizar transições de um trabalho para outro. Podem ser atendidas para realizar escolhas mais conscientes ou podem demandar atendimento para descobrir se desejam permanecer ou não na sua função ou segmento atual.
Os clientes de coaching que procuram suporte para facilitar as transições são geralmente mais claros sobre o que desejam fazer, mas precisam de ajuda para atingir seus objetivos. Nesses casos, o atendimento os ajuda a definir a jornada para procurar empregos ou desenvolver habilidades para se destacar nos processos seletivos.
Antigamente, as pessoas recorriam a um suporte de carreira apenas uma vez na vida, geralmente no início, sequentemente enquanto ainda estudavam. Mas nesta Era em que vivemos, da velocidade, das opções e das mudanças, temos que nos debruçar sobre as nossas opções de carreira de tempos em tempos.
Na época dos nossos pais e avós era comum as pessoas permanecerem nas mesmas opções por praticamente a vida inteira. Frequentemente eram vistas pessoas que permaneciam toda a existência em uma empresa, na mesma casa ou, frequentemenete, no mesmo casamento.
Tudo mudou. Hoje em dia, nos lançamos voluntariamente às mudanças de percurso ou as alterações do ambiente nos forçam a revisar nossos planos com frequência.
Neste cenário complexo e movediço uma das funções do coaching de carreira é ajudar o cliente a entender o que para ele de fato é importante no mar de opções. Durante a jornada, o coachee (outra designação para o cliente do coaching) tem a oportunidade de examinar seus valores, habilidades, objetivos e metas, para se lançar com mais segurança em direção ao que ele quer.
Com frequência, os coaches lidam com mudanças no meio da carreira, trabalhando com clientes que optaram por mudar de profissão ou com pessoas que perderam seus empregos. Isso envolve não só dar suporte para que encontrem uma função similar, mas, com grande frequência, contribui para que essas pessoas repensem suas escolhas e considerem caminhos alternativos.
Artigo publicado originariamente no site Coaching para Carreira: www.coachingparacarreira.com